Olá queridos celíacos!!

A International Celiac Disease Symposium terminou e muitas pesquisas interessantes foram compartilhadas. Infelizmente eu não pude ir, mas tenho acompanhado suas atualizações através do site.

Hoje, eles compartilharam alguns POSTERS apresentados durante os eventos e um deles chamou minha atenção com o título:

“Um conjunto dedicado de equipamentos e utensílios de cozinha pode não ser necessário para evitar contato cruzado com glúten”. Estudo conduzido por Weisbrod et al do Children’s National Health System, Washington.

É amplamente recomendável que nós celíacos tenhamos nosso próprio conjunto de utensílios de cozinha (de potes, panelas, talheres, esponjas e toalhas). Glúten não é permitido em minha casa por isto é fácil para mim, mas e as pessoas que não tem a mesma chance que eu?!

Um fato interessante é que essas recomendações são baseadas em teoria e ninguém sabe ao certo quão problemático é a contaminação cruzada em um ambiente com glúten. Portanto, os pesquisadores fizeram um estudo interessante. Resumidamente, quantificaram a contaminação do glúten em:

  • Massas GF cozinhadas com água contaminada com glúten; macarrão GF cozido em um pote lavado com água e sabão ou apenas enxaguado
  • Pão GF usando torradeira contaminada
  • Faca – anteriormente usada para cortar um cupcake com glúten – para cortar um cupcake GF.

O glúten foi detectado usando o ensaio do sanduíche R5-ELISA que é o método recomendado para a deteção do glúten (embora haja alguma discussão sobre o quão confiável este método seja). Na tabela de resultados, podemos observar que apenas a massa GF cozida na água contaminada e cupcake GF fatiado com faca compartilhada tem detecção de glúten acima de 20 ppm. Métodos de enxaguar o pote, usar a mesma torradeira, lavar a faca contaminada tem menos de 20 ppm, então eles estão na faixa do que é considerado seguro para celíacos.

Este estudo conclui que os métodos básicos de limpeza são suficientes para remover o glúten da superfície dos utensílios. Curiosamente, houve outro estudo semelhante com resultados comparáveis.

Opinião pessoal:

Este tipo de estudo é realmente interessante e eu gostaria de ver ainda mais estudos como este. Parece tão fácil evitar a contaminação cruzada, mas por que há tantos celíacos doentes? É só o glúten o culpado de todo o nosso sofrimento? Pergunta difícil que os cientistas ainda estão investigando!

Seria interessante fazer um estudo acompanhando crianças e adultos consumindo 20ppm de glúten todos os dias por alguns meses (o que é virtualmente impossível). Voluntários celíacos geralmente comem glúten por alguns dias e não é difícil saber o por que. Obrigado a todos os voluntários, sabemos muito sobre a doença celíaca devido a pessoas corajosas como você!

Como uma celíaca, filha de uma celíaca e farmacêutica com PhD em imunologia eu ainda acredito que pequenas quantidades de glúten todos os dias -lentamente- é capaz de ativar o sistema imunológico e trazer conseqüências terríveis para o paciente a longo prazo. É difícil provar a minha hipótese de forma científica. Talvez um dia eu consiga, quando eu tiver a chance de estudar apenas a doença celíaca!

  • Qual é a sua opinião sobre este estudo?
  • Qual é a sua experiência com a partilha de cozinha ou comer fora de casa?